Saiba como utilizar a nota do Enem, confira

Todos os anos milhares de alunos do ensino médio participam da prova do Enem, é uma avaliação Utilizada pelo MEC para medir o nível de aprendizagem dos alunos e assim saber o quanto melhoramos.

O programa ganhou mais impacto quando governo criou parcerias com alguns programas para cursos técnicos e superiores em instituições instituições gratuitas do próprio governo.

O numero de inscritos aumentou rapidamente e hoje é a principal forma de vestibular procuradas pelos alunos do ensino médio e assim poder alcançar uma vaga gratuita.

Com as 4 provas obtidas na prova do Enem obtida uma pontuação, que é utilizada como fator de concorrência em programas do governo que geram vagas em cursos técnicos como o Prouni ou em universidades publicas poderá fazer sua inscrição SISU.

Você sabe como utilizar a nota de forma correta? veja como ela pode trabalhar a seu favor e conseguir uma vaga na tão sonhada universidade e estudando gratuitamente sem gastar nada.

O que é o ENEM?

O ENEM é um exame que avalia o aprendizado dos conteúdos do ensino médio e utiliza a pontuação alcançada para distribuir as vagas no ensino superior para rede pública e privada.

A maioria das instituições utiliza o sistema do Enem para preencher as suas vagas. Existem muitas possibilidades para usar a sua pontuação do exame e você precisa saber como!

Para participar da prova, é necessário se inscrever no ENEM durante o período indicada. No site oficial, você verá informações como local de prova, data e hora.

É através do mesmo sistema digital que você verá o resultado do Enem, mas para saber do resultado das vagas de graduação, são utilizados outro sistema.

Como utilizar a nota do Enem no SISU

É preciso ter feito a prova do Enem do ano anterior e claro ter estudado bastante pois sua classificação depende da sua nota que é o principal fator de classificação, é preciso tira no minimo 450 pontos e ter pontuação acima de zero em redação, mais isso não garante que será classificado, apenas terá chances.

Com a nota em mãos vai abrir inscrições SISU, claro dentro do prazo descrito pelo governo e aí o aluno pode se inscrever utilizando o mesmo login do Enem, isso facilita para o governo federal puxar os dados de cada participante e também evitar fraudes no sistema.

Se inscreva com suas informações como se pede, é importante saber que poderá escolher vagas em instituições através de buscas pelo sistema, pode escolher 2 opções de cursos que pretende participar, pode ser até em instituições diferentes.

Alguns cursos possuem uma nota alta que para ser aprovado o aluno terá que ficar entre o numero de vagas.

A primeira escolha do curso será sua prioridade acaso nãos eja aprovado na primeira, concorrerá na sua segunda opção.

Como conferir o resultado?

Então você sabe que vai depender da nota de corte do curso escolhido e deverá possuir uma boa pontuação, o resultado será divulgado alguns dias depois, antes os alunos apenas podem se contentar com o gabarito.

Para ver o resultado deverá entrar no site e ver suas informações, se seu nome estiver na lista dos aprovados seu nome estará destacado.

Para participar o Prouni que concede vagas em cursos técnicos, a inscrição é semelhante, mais a grande maioria dos alunos procuram participar do SISU.

Vale lembrar que os programas abrem vagas no inicio e no meio do ano, então caso não for aprovado terá 2 chances por ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *