Tire suas duvidas sobre o SISU aqui e tenha respostas

Como é de costume todos quase todos os estudantes fazem a prova do Enem ja pensando conquistar uma vaga nas universidades publicas, tirando uma boa nota para ter boas chances acima de 450 pontos, logo depois ja vem as inscrições SISU 2020 nas instituições parceiras do sistema, escolhendo as opções de cursos para cada instituição publica de ensino participante.

Por isso trouxemos algumas informações que lhe permitirão entender como o SISU 2020 funciona, é um programa do governo que permite milhares de estudantes possam estudar gratuitamente,a companhe a matéria.

Sobre o SISU

Ao ter feito o Enem no ano anterior, você já pode concorrer a uma vaga nas inscrições SiSU. Quer saber como? Então, confira como se inscrever, quais os critérios da seleção e demais informações importantes!

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada é uma das melhores formas de você ingressar numa universidade pública. Com a sua nota Enem do ano anterior e cumprir os requisitos exigidos, você já pode participar.

E, se for aprovado, poderá estudar no curso que escolheu! Que felicidade, não é mesmo? Concluir a sua graduação naquele tão sonhado curso! Vale a pena todo o seu esforço e horas de estudo!

Ele é um programa criado pelo governo federal que já tem contribuído na vida de muitos estudantes. São milhões de candidatos que concorrem a vagas ofertadas todos os anos. E, certamente, você não pode ficar de fora!

Requisitos Sisu

Como todo programa criado pelo governo, as regras sempre devem ser respeitadas e cumpridas. Por isso, a existência dos requisitos Sisu 2020 é uma forma de manter o projeto organizado e funilar um perfil de canditatos.

Não são todos os estudantes que podem fazer jus ao programa Sisu. Diferentemente do programa ProUni, o Sisu se destina a ofertar vagas nas principais instituições de ensino federal no país. Isso significa que o ingresso ao curso de graduação é oferecida gratuitamente.

Assim que o edital é publicado, as inscrições começam. E, nesse momento, você faz a inscrição (caso atenda a todos os requisitos exigidos) e aguarda a seleção de candidatos.

Caso você tenha sido selecionado, então, será convocado a comparecer até à instituição escolhida para apresentar a documentação. Essa etapa é conhecida como chamada regular.

Resultado SISU

A análise é feita conforme dados do sistema Sisu, sendo considerado o desempenho do candidato, as vagas ofertadas e demais itens. Por isso, é importante que espere até que a lista com os nomes selecionados para matrícula seja divulgada pela organização.

Pelo cronograma publicado no próprio site dá para verificar qual a data aproximada que você obtém essa informação. Para acessá-lo, clique Cronograma.

E você? Já está ansioso pelo resultado Sisu? Quer descobrir como obter essa informação? Fique informado lendo as informações abaixo!

Diante da expectativa do resultado SISU é normal que você fique temeroso e ansioso para saber logo dessa notícia. E se eu for selecionado? O que precisa ser feito? Quais os prazos para fazer a matrícula após saber que meu nome está na lista? E se eu não for escolhido? Tenho outra chance?

Lista de Espera SISU

É importante salientar que a lista de espera também é uma oportunidade de ingresso, isso porque dá a chance do estudante que teve uma classificação próxima do curso desejado, porém a nota de corte foi criteriosa e assim esse não sendo contemplado em duas chances, podendo manifestar interesse na lista de espera e seguir as recomendações do sistema.

Aos que não foram selecionados na chamada regular podem participar da lista de espera. Para isso, há requisitos obrigatórios que você precisa cumprir. Saiba como funciona e como pode participar!

A possibilidade de você ingressar numa universidade federal ou estadual está mais perto com o programa Sisu. Ele é um sistema informatizado criado pelo governo a fim de atender aos participantes do Enem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *