Porque é importante o pagamento do IPVA?

Todo ano milhares de donos de veículos são obrigados a pagar o imposto do IPVA embutido no licenciamento, é preciso ficar por dentro das datas de pagamento também como valor a pagar, abordaremos esse assunto tirando algumas dividas, sobre o IPVA, como fazer consulta de informações.

O imposto é cobrado anualmente sobre todos os veículos menos aqueles que forem beneficiados com isenção em algumas poucas hipóteses, caso contrários erá obrigado a pagar, sendo atualizado a cada ano.

É preciso estar verificando a tabela para determinar seu valor que pode mudar devido alguns fatores, por isso no próximo tópico vamos falar um pouco sobre seu valor.

Como estimar o valor do IPVA?

É preciso entender que cada estado é livre para fazer suas próprias alíquotas de pagamento sobre o IPVA 2021, que são cobradas em cima de categorias presente na tabela, por tanto dependendo do estado o valor poderá ser maior ou menor.

As alíquotas são porcentagens que são cobradas em cima do valor de cada veiculo pela tabela FIPE, por isso o valor pode variar a cada ano, e não fixo, para estimar o valor do IPVA deverá prestar atenção nos fatores que são utilizados para fazer o calculo.

Alíquota de cobrança.
Valor do veiculo.

Sabendo essas 2 informações basta multiplicar saberá o valor médio, e não exato porque o Detran não revela alguns detalhes, é pago juntamente com o licenciamento anual, e O DPVA juntamente com eventuais multas que o veiculo possa ter.

É importante lembrar que em caso de atraso fora do calendário ainda serão cobrados taxas pelo tempo de atraso, por isso é aconselhável fazer o pagamento em dia.

O calendário de pagamento é feito baseado no ultimo numero da placa do veiculo, por tanto foram divididos em grupos que pagam no mesmo mês e e vai sendo determinado devido a este numero.

Como é feito o pagamento do IPVA?

Ja mencionados que é feito juntamente com o licenciamento anual, para fazer o pagamento do IPVA é preciso antes fazer uma consulta no site do Detran para saber o valor e a data final de cobrança.

E se o motorista prefere pagar em cota unica e receber um desconto de 5% ou pagar a prazo mais sem desconto, próximo a data de vencimento, vai estar liberado no site o boleto.

Tem que entrar no site oficial do Detran do seu estado onde o veiculo esta registrado, entrando com RENAVAM e numero da placa, veja maiores informações sobre o IPVA 2021 PR, deverá acessar a opção pagamentos, vai estar o valor, mais somente próximo a seu vencimento.

Poderá imprimir o boleto e fazer o pagamento é bastante simples.

Onde é investido o dinheiro arrecadado com IPVA?

A arrecadação do IPVA beneficia estados e municípios, em seu município ja deve ter visto melhorias no transito como sinalização, pavimentação e conservação de novas ruas, é resultado dos eu imposto.

Fica parte com os estados onde tem muitas rodovias que precisam de investimentos e sabemos quanto sai caro as recuperação delas, por isso é preciso lembar de pagar em dia esse imposto que volta para beneficio de todos os brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *